Como ingressar

Aluno regular

O processo seletivo de candidatos a estudantes regulares de mestrado e doutorado é regido por editais publicados pelo PPGCTS. Um dos documentos que geralmente requer maior antecedência é o certificado de proficiência em inglês em um dos seguintes exames: TEAP Biológicas/Saúde (http://www.teseprime.org/novo/index.php), ALUMNI, FCE/CAMBRIDGE, CAE/CAMBRIDGE, MICHIGAN, IELTS ou TOEFL.

Os principais critérios de avaliação são:

1. Avaliação do Pré-Projeto Escrito: Ocorre pela avaliação do formato do documento (capacidade de elaborar textos seguindo um determinado formato, que é o caso da redação de dissertação/tese e artigos de revistas científicas), da clareza do texto (nível de necessidade de releitura ou de explicações adicionais pelos leitores), da previsão de obtenção de resultados e da viabilidade, dentre outros.

2. Avaliação Oral Individual: Ocorre pela avaliação da apresentação oral e presencial do pré-projeto entre sete e 10 minutos. Nela, sugere-se o uso de recurso audiovisual com projetor multimídia e programa de apresentações gráficas, contendo de sete a 20 slides (média de 30 segundos a um minuto por slide), com figuras de trabalhos científicos (quando pertinentes) e com as fontes das informações devidamente citadas/acompanhadas com referências de qualidade, sem texto excessivo (sem frases longas, mas tópicos).

Aluno Especial

O candidato a Aluno Especial pode se inscrever atendendo entregando os documentos exigidos pelas normas gerais da UnB. Além destes, no PPGCTS, um dos documentos a ser entregue é a carta de aceitação do(s) professor responsável pela disciplina solicitada, com sua assinatura feita com antecedência.