Inserção Social

A Criação do Curso de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e Tecnologias, veio reforçar ainda mais, o quanto é possível, oferecer um ensino altamente qualificado, com pesquisa cientifica de ponta e com grande impacto na sociedade por meio das ações de extensão. O PPGCTS da Faculdade de Ceilândia/UnB, insere-se na comunidade, a partir de diversos Projetos e Programas de Extensão, desenvolvidos por seus orientadores permanentes, tais como: 1. Análise sobre os discursos e ações desenvolvidas pelas equipes do sistema socioeducativo à partir de um processo de capacitação 2. Avaliação da eficácia de um método de ensino sobre drogas de abuso 3. Dol - Dor on Line 4.Pare, pense, descarte: coleta seletiva solidária e saúde dos trabalhadores/catadores 5. Remédios, o que fazer? Como fazer? 6. Universidade da Maturidade (UMA) do Distrito Federal – Bem estar, Saúde e Desenvolvimento humano e Social A implantação do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Saúde constitui uma estratégia para o desenvolvimento local/regional, concebida de modo coletivo da comunidade acadêmica, mas que leva em conta não só os aspectos apontados pela conjuntura local como também as prioridades de pesquisa em Saúde identificadas na agenda nacional e internacional, com vistas à melhoria da saúde das populações, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento dos grupos sociais sobre suas condições de saúde e a consolidação de um novo tipo de pesquisas na área. A implantação do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Saúde constitui uma estratégia para o desenvolvimento local/regional, concebida de modo coletivo da comunidade acadêmica, mas que leva em conta não só os aspectos apontados pela conjuntura local como também as prioridades de pesquisa em Saúde identificadas na agenda nacional e internacional, com vistas à melhoria da saúde das populações, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento dos grupos sociais sobre suas condições de saúde e a consolidação de um novo tipo de pesquisas na área.

Interfaces com a Educação Básica

No cenário interno da instituição, algumas ações indutoras vêm sendo tomadas como forma de fortalecer as atividades de pesquisa no âmbito da Universidade de Brasília. Temos observado a inserção dos alunos nas pesquisas, desde o início da sua formação acadêmica, por meio de Editais para bolsas de iniciação científica (PIBIC), para alunos dos diversos cursos de graduação, assim como para alunos de ensino médio. (Edital ProIC-EM/DPP/UnB) PIBIC – Ensino Médio (CNPq). Como pode se observar junto aos currículos lattes dos orientadores permanentes deste programa, quase a totalidade destes mantém diversos alunos sob a orientação, possibilitando a interlocução destes com os alunos de pós-graduação. Além dos projetos que envolvem os alunos da educação básica na iniciação científica no PGCTS, há diversos projetos fomentados pela FAP-DF que exigem a apresentação dos resultados na pesquisa na educação básica, neste contexto, há também esta interação.

Solidariedade, Nucleação e Visibilidade

Indicadores de Solidariedade e Nucleação

Quanto aos indicadores de solidariedade e nucleação, apesar de jovem, o PPGCTS aceitou ainda em 2010, em parceria com o Instituto de Psicologia da UnB, e em atendimento ao Edital CAPES 024/2010, o desafio de criar um Projeto de Ensino na Saúde, denominado “Fortalecimento do Ensino na Saúde no Contexto do SUS: uma proposta interdisciplinar da Universidade de Brasília na Região Centro-Oeste”, constituído por dois cursos articulados entre si (Mestrado Acadêmico e Doutorado).Este projeto está direcionado para a formação de profissionais em nível de pós-graduação stricto sensu para a atuação em docência, pesquisa e produção de conhecimento voltada ao fortalecimento do Ensino na Saúde no Contexto do Sistema Único de Saúde.

Espaço no site para a comunidade e mídias sociais

A visibilidade do PPGCTS vem aumento substancialmente no decorrer dos anos. Acredita-se que isto se deva principalmente à atuação do corpo docente e discente junto à população e a comunidade científica, a elevada demanda pela área de Ciências e Tecnologias em Saúde, além da divulgação realizada a partir website da Universidade de Brasilia. O endereço eletrônico www.pgcts.unb.br foi recentemente reestruturado, de forma a dar visibilidade a diversas atividades tais como, ações administrativas do Programa, calendário de defesas e qualificações, últimas produções do corpo docente e discente, linhas de pesquisa e grupos de pesquisa, além de integração com redes sociais e de pesquisa (facebook, researchgate, ORCID). Foram disponibilizados ainda editais, resoluções e formulários eletrônico, facilitando desta forma o acesso de alunos e controle das atividades acadêmicas.

Acesse o espaço no site destinado à Comunidade: PGCTS PARA COMUNIDADE