Nos últimos anos, a valorização das atividades de extensão, principalmente aquelas que tratam da aplicação dos resultados de pesquisas nas ações comunitárias, desenvolvidas pelo corpo docente inserido em Programas de Pós-graduação tem recebido uma maior atenção pelos órgãos governamentais (Relatório da Avaliação da CAPES do PPGCTS, último triênio). A Faculdade de Ceilândia no seu Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, PPGCTS, conta diversos projetos de extensão desenvolvidos por professores orientadores.

Mais recentemente, o PPGCTS tem estimulado ainda, que os professores orientadores cadastrem suas atividades de extensão junto ao Sistema Informatizado de Extensão (SIEX), especialmente daquelas que estão diretamente associadas às suas linhas de Pesquisa.  A Tabela 1, ilustra os Projetos de Ação Continua, PACs, inseridos na Plataforma SIEX  no ultimo semestre.

 

Atividade de ExtensãoEmentaProfessor

Inclusão cientifica em laboratórios das áreas de saúde e biológica com auxilio da internet

Muitas pessoas não têm a oportunidade deter aulas práticas do ensino presencial ounão obtêm todos os seus potenciaisbenefícios. O objetivo principal desteprojeto é promover a inclusão científica. Ele será executado por uma equipe multidisciplinar com experiência em educação no ensino médio, ensino a distância (licenciatura), desenvolvimento de pesquisa na área de Educação, produção de filmes, realização de projeto de extensão em laboratório e elaboração de “site”.

Alexis Fonseca Welker

Terapeutas Populares no DF e Região do Entorno: Diálogo entre Saberes e Práticas

Nas cidades do Distrito Federal e seuentorno encontram-se em plena atividadeparteiras, rezadeiras, benzedeiras,raizeiros, entre outros, atuando com umuniverso de pessoas que não se satisfazemcom a exclusividade dos modos deoperação da biomedicina. A proposta deste projetoé mapear os terapeutas populares que atuam nas cidades do DF e seu entorno e discutir sobre a importâcia de seus ofícios nas redes de cuidado locais e sua complementaridade com o sistema oficial de saúde.

Silvia Maria Ferreira Guimarães

Orientação para os agricultores do morango no manejo dos agrotóxicos

  Maria Hosana Conceição

Profa. Dra. Maria Hosana Conceiçäo
(Membro da Comissäo do PPGCTS)