Como ingressar

Aluno regular

O processo seletivo de candidatos a alunos regulares de mestrado acadêmico e doutorado é regido por edital publicado pelo PPGCTS. Um dos documentos que requer maior antecedência é o certificado de proficiência em inglês que comprove que o candidato foi aprovado em nível básico para Mestrado Acadêmico e intermediário para Doutorado, em um dos exames de proficiência descritos: CTJ Proficiency Test, ou TEAP Biológicas/Saúde, ou ALUMNI, ou FCE/CAMBRIDGE, ou CAE/CAMBRIDGE, ou MICHIGAN, ou IELTS, ou TOEFL ITP, ou TOEFL IBT. Os certificados deverão ter data de emissão de no máximo cinco anos anteriores ao ano de inscrição. O candidato poderá ser dispensado da apresentação do certificado e se submeter à etapa 1 - Avaliação de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira, que consistirá de teste para avaliar a compreensão e interpretação de texto da área do conhecimento do curso e as respostas serão elaboradas em língua portuguesa. Será permitido o uso de dicionário impresso.

Os principais critérios de avaliação são:

2. Avaliação do Projeto: Ocorre pela avaliação do formato do documento (capacidade de elaborar textos seguindo um determinado formato, que é o caso da redação de dissertação/tese e artigos de revistas científicas), da clareza do texto (nível de necessidade de releitura ou de explicações adicionais pelos leitores), da previsão de obtenção de resultados e da viabilidade, dentre outros.

3. Avaliação de Currículo: Consistirá em uma análise e pontuação dos documentos comprobatórios que atestam os itens do Currículo Lattes apresentados pelo candidato.

4. Avaliação de Apresentação Oral Individual: Ocorre pela avaliação da apresentação oral e presencial e arguição do candidato com duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo cinco minutos para a apresentação do memorial, dez minutos para apresentação de artigo científico e quinze minutos para arguição da banca. Nela, sugere-se o uso de recurso audiovisual com projetor multimídia e programa de apresentações gráficas.

Aluno Especial

O processo seletivo de candidatos a Aluno Especial também é redigido por edital publicado pelo PPGCTS. O candidato deve atender aos requisitos e entregar os documentos exigidos pelas normas gerais da UnB e do Programa. Os documentos são analisados pelos(as) professores(as) responsável(is) pela disciplina solicitada e/ou pela Coordenação do Programa.

Acesse aqui os editais já publicados